"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranqüila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam:
"Se eu fosse você".
A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção."
Rubem Alves
Em valhacouto todo dia é Natal, sinos que tocam em catedrais refletem como lagrimas derramada destes miúdos chegando e partindo, num ligeiro recomeço, vaporoso nascimento, uma expectativa, sempre uma esperança que não se sabe como inicia nem por onde se da, se dentro ou fora, uma fé ainda nem bem percebida, em aglomerados olhares, caçado entre quatro paredes.
Quem vós, seres livres, conseguiríeis coragem e confiança a caminhar sobre o vácuo em mãos alheias e trazer consigo um sorriso na face?
Mais uma etapa encerrada de um projeto o teatro coreografado, realizado por nós, Ana Diniz e Fabiula, hora de prestar contas a sociedade e mostra que a arte tem poder transformador
O principio da coreografia nasceu durante uma conversa do desejo do grupo em falar sobre suas relações afetivas durante o convívio no abrigo. Discórdia, traições, cumplicidade, amor, reconsilhamento. A música escolhida por nós, Ana e Fabiula, foi à única coisa imposta com a finalidade de modificar o padrão auditivo comum do
grupo. A primeira parte da musica trás uma composição vibracional dramática, sabia que para compreender a melodia a exaustão faria com que o sentir trouxesse do desenvolvimento criativo a emoção mais profunda levando assim o corpo em movimentos em uma única unidade de grupo, sem a necessidade da palavra. Colaboramos com o nosso conhecimento técnico e amparo, quando o grupo por razões diversas não se encontrava em condições emocionais para o ensaio.O resultado final não poderia ser outro se não surpreendente, como todos os colaboradores da instituição puderam constatar.

Tema Titulo: As cunhadas
Musica by Gabriel Yared - Des Orages Pour La Nuit / Zorg et Betty
" As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.Aprendemos palavras para melhorar os olhos."
Rubem Alves
Amiga,
ResponderExcluiro texto inicial é uma verdade. Sobre o projeto fiquei imaginando as palavras com o sentido que expressa a frase final de Rubem Alves.
Carinhoso beijo
Ana,
ResponderExcluirEm setembro, escrevi para uma amiga: ha uma orquestra em mim, nao consigo fazer silencio. Pois agora digo-lhe: ha um silencio enorme em mim e isso me da prazer.
Mas eu preciso lhe falar da beleza destas fotos, o escuro em forte contraste com o claro, adoro isso! Lindas!
Eh no contraste que encontramos harmonia. Eh no silencio que encontrarei sinfonia.
Beijos,
Suzana
Tão importante qto saber falar é saber calar nos momentos onde o silêncio acaba dizendo mais...
ResponderExcluirA expectativa que temos nesses dias que antecedem o natal é tão prazerosa quanto o próprio Natal.
Expectativa de receber uma msg de um amigo ausente... de rever parentes distantes... pessoas que estimamos... de sentir o carinho da família e de percebermos que, o amor move a nossa vida e que não somos nada, sem o carinho daqueles que nos cercam e nos são queridos.
Tenha um Feliz e Abençoado Natal junto aos seus!!!
Beijo carinhoso,
Branca.
Olá minha sensível amiga Ana Diniz, passando para agradecer as suas gentis visitas. Adoro o Lenny, sempre música de qualidade em nossos ouvidos. E o Rubem Alves é o nosso grande mestre, parabéns pelas inteligentes postagens.
ResponderExcluirPS: Estarei te linkando para melhor contato
forte abraço
C@urosa
Ana,
ResponderExcluirPassando para desejar um
FELIZ NATAL !
Muita Paz , Saúde , Amor e União ...
Bjo.
:)
Venho agradecer de coração, o seu carinho, a sua amizade, todo esse ano dedicando sua companhia, sua paz, sua luz ao Livro dos Dias, trago uma rosa de agradecimento e a mais bela estrela do céu, a estrela de Belém, que representa o nascimento de Jesus, nosso único Salvador, que veio nos trouxe paz, amor, sabedoria, e ensinou a maior essência da alma ao ser humano, o perdão, o acolhimento, e principalmente, a certeza de um Deus maior que tudo, maior que nossos problemas, maior que o universo. Desejo um Feliz Natal, cheio de amor, paz, união, serenidade, que os ensinamentos do Menino Jesus estejam no coração de todos...
ResponderExcluirBeijos na alma,
Abraços apertados no coração.
O Livro dos Dias/Everson Russo.
Ana, a música é feita de silêncios (pausas) e sons bem como a dança. Tudo interligado então neste teu trabalho, parabéns pelo grupo, espero que os resultados sejam sempre superiores aos esperados. bjussss
ResponderExcluirAna,
ResponderExcluirAdmiro as pessoas que sabem silenciar...Taí um exercício q desejo pra mim.
Bonito seu trabalho com as crianças.
Beijos
Maria
hoje em dia as pessoas não sabem escutar, precisão de ser ouvidas, mas não querem escutar e o fosso vai-se criando entre os seres
ResponderExcluirbeijinhos
Neste Dia de Reis, vimos desejar um Feliz Ano Novo!
ResponderExcluirDepois de um ano terrível, actualizámos finalmente os nossos blogues.
Um abraço,
Isabel e José António
6 de janeiro de 2011
http://voolongo.blogspot.com/
http://flordojacaranda.blogspot.com/
http://reflexoessentidas.blogspot.com/
http://diarioestetico.blogspot.com/
http://newsletterfromlisbon.blogspot.com/
A vida e suas colocaçóes, beijo Lisette.
ResponderExcluirOlá ADiniz
ResponderExcluirMuito verdadeiro este texto.
O video é lindo.
beijinhos
OH AMIGA
ResponderExcluirPARABÉNS DESEJO TUDO DE MELHOR PARA VOCêS
OBRIGADO E SENTIM OS MESMO SUA FALTA
BEIJOS
Sempre profundos os seus textos, sempre um prazer lê-la, sem dúvida que as palavras nos servem como veículo de comunicação para além do silêncio e da profundidade de um olhar que nos diz tudo.
ResponderExcluirDeve ter sido muito interessante essa esperiência coreográfica, sem dúvida que a arte tem poder transformador, acho mesmo que é ela que inova e faz avançar o mundo.
Beijinhos
Branca
Oi Ana querida minha.
ResponderExcluirGostei do texto, achei interessante.
Gostei da foto.
Beijo linda.
cada vez mais as pessoas não sabem escutar, só querem falar opinar, e não "tem tempo" para escutar, sabes vejo nos idosos em especial essa necessidade que tem de ser escutados que lhes mostrem que estão interessados em ouvir as suas histórias
ResponderExcluirBj
Passei para ver as novidades. Reli e é sempre bom passar por aqui, tem vida, humanidade.
ResponderExcluirBeijinhos.
Branca
A saudade de te ler trouxe-me no meu regresso até ao teu cantinho. Obrigada pelosmomentos belos.
ResponderExcluirÉ bom passar por aqui, mesmo que para reler, pois os dois pensamentos de Ruben Alves são lindos demais e muito profundos e as tuas experiências teatrais com instituições também.
ResponderExcluirBeijinhos para ti.
Branca
"Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz…",fui ao cimo do teu blog e encontrei o meu crescimento, a minha juventude, a minha cartilha.
ResponderExcluirA oração da Paz de S. Francisco de Assis acompanhou toda a minha adolescência, fui aluna de Franciscanos e mal conheci estas palaveas apaixonei-me por elas.
Vim saber de ti, onde anda esta menina?
Eu compreendo porque também já parei e fiz pior, quis desistir, fechei, mas tenho saudade das tuas palavras. No entanto só quero desejar-te felicidades, porque te quero saber em paz e se a tua paz está noutro lugar, que assim seja e vernos-emos por aí, quando tiver que acontecer.
Beijos
Branca
Olá Ana,
ResponderExcluirDe vez em quando venho a este blog. Gosto dele, das tuas palavras e da tua arte.
Até breve, no outro espaço.
Beijos
Branca